Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2009

minhas playboys




Lars Grael - Maio de 1999





Um dos maiores iatistas do Brasil. A entrevista foi pouco tempo de perder uma perna num acidente banal. Lars vai falar de esporte, política, outras coisas, mas aquilo que mais marca nessa entrevista é: ele não sorriu! Em nenhum momento ele sorriu. Era compreensível.

. Religião: "quando uma religião caminha para o fanatismo, ou quando alguém acha que só sua religião é correta, a sociedade sofre efeitos nocivos. A maior parte das guerras que a humanidade teve foram por motivos religiosos. Muitas vezes a crença exagerada leva ao ódio e a intolerância. Hoje podemos observar o que acontece no Oriente Médio, a perseguição aos cristãos em apíses como a Indonésia e o Paquistão, o que aconteceu na ex-Iuguslávia a antiga questão da Irlanda do Norte. Tudo isso é horrível. A intolerância religiosa ainda é um dos principais males da humanidade". Faz sentdo, desde que não se divida a questão religiosa da politico-econômica.

. O reencontro com o causador do acidente: "fiquei aliviado quando ele me estendeu a mão. Por pior que tenha sido seu comportamento antes, aquilo foi um gesto nobre. Um ato de educação, de cidadania. Não hesitei em estender a mão também. Não tenho ódio dele. Mas é preciso ficar claro que eu não estava lhe dando o perdão". Uma mão estendida não é perdão, pode ser tanta coisa... até média inclusive!

. A vontade de tomar Coca enquanto estava na UTI: "estando ainda fraco, tudo o que se quer é algo doce na boca. Me vinha à cabeça uma latinha de Coca-cola como se fosse a essência da vida. Um gole de Coca-cola para mim seria a coisa mais gratificante qu epoderia receber naquele instante... quando, pela primeira vez, me deram um gole de Coca-cola, foi uma satisfação muito grande". Quer propaganda melhor que essa? Cadê os caras que fazem as campanhas da Coca? Pega o cara!

. Sobre admiração política: "Fui e continuo sendo um admirador do Luis Carlos Prestes, tenho muita admiração pelo Oscar Neemeyer, tinha idolatria pelo Darcy Ribeiro". Desses, o Darcy Ribeiro jogava no meu time!

. Em quem votou em 89: "Brizola e (no segundo turno) Lula".

. Esquerda ou direita? "(depois de 89) de lá pra cá, perdi um pouco desse meu entusiasmo em apoiar a esquerda, porque acho que a esquerda brasileira vem falhando muito estrategicamente".

Um comentário:

Anderson Santos disse...

Lars Grael chegou a utilizar uma prótese mas achava que era algo estranho no corpo e prefere andar sem anda mesmo. Inclusive ele dizia que sentia a perna ainda.

Pensei a mesma coisa quando ele falou sobre a Coca-cola, que propaganda seria!