Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O PSOL e o pessoal

Não é mais novidade para ninguém que a vontade de Heloísa Helena é disputar uma vaga no Senado. Esta semana ela deu declarações justificando a escolha que, além de pessoal, é quase unanimidade no partido.

A vereadora de Maceió ressaltou que a escolha de seu nome para a disputa do senado e não para a presidência não se dará por motivos "eleitoreiros". Ela lembrou que em 2006 foi para uma disputa, sem possibilidades de vitória, sem mandato e mesmo assim assumiu a tarefa.

O que esquece HH é que naquela época o partido ainda tinha garantido uma vaga no senado, com Ivan Valente, coisa que agora se complica. Está claro: a posição do PSOL está com um olho nas receitas do fundo partidário e o outro nas verbas para senador.

Mas, até agora nenhuma novidade. Coisa nova mesmo é a tentativa de HH de costurar uma aliança com o PV. Sim, o PV que "tabela" com Kassab em Sampa e com os usineiros em Alagoas.

Heloísa pretende trabalhar para a conferência de março do próximo ano, quando o partido define todas as alianças para as eleições, a viabilidade do apoio à Marina Silva, sua amiga pessoal desde os tempos de PT. Difícil será convencer os militantes das enormes divergÊncias regionais.

Um que precisará ser convencido é o seu companheiro de partido e de câmara: "eu acho que uma aliança com o PV corta a idéia de alternativa radical a que o PSOL se propõe. O PV é um partido que a própria formação, até em Alagoas, não tem nada a ver com um partido socialista e de esquerda como o PSOL", palavras de Ricardo Barbosa.

A concordância com HH está na disputa para o senado, Barbosa concorda com o nome de Heloísa, diferentemente dos partidos aliados, em especial o PSTU, que já informou em nota que defende uma candidatura com Heloísa para presidente e José Maria, sempre ele, para vice.

"Se a minha opinião não for aprovada, irei me dobrar a decisão da conferência", mais palavras de Barbosa, que podem demonstrar que os ventos estão mudando no PSOL. Quer outra? Ricardo faz parte da maior tendência do partido, o MES (Movimento Esquerda Socialista), mesma tendência de Luciana Genro, lembou um fato importante e muito pouco debatido: HH não compõe nenhuma tendência. Será possível?

"Ela é uma magistrada do partido, mantém uma linha de independência em relação as tendências". Muito estranho. Mesmo o Lula, figura que representa para o PT, guardada as proporções, o que representa Heloísa para o PSOL, compõe uma tendência.

O PSOL, que já nasceu torto, pode estar enviezando mais rápido do que imaginávamos.

2 comentários:

blog's homéricos disse...

Como tu acha que será a reação dos militantes? ...

Não sabia que ela não compunha uma tendência. :S E pode? rsrsrs

...

Não deixo de fazer comentarios estruturais: perfeitamente bem escrito amor! Claro, objetivo, bem construido. =] Adorei1!!

Te amo.

Deb

Anderson Santos disse...

Esperar mais o que da Heloísa Helena? A atuação dela na Câmara está bem aquém das espectativas.

Vale um detlhae importante sobre a relação dela com o PSOL, o grupo com o qual ela se candidatou ficou no terceiro lugar, se não me engano, nas eleições nacionais. Mas o grupo que venceu optou por excolhê-la memso assim, por sim a principal pessoa do partido.