Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A doutrina do choque

Seis minutos. Isso mesmo, o documentário precosa de apenas seis minutos para chocar! Sim, a doutrina do choque, documentário baseado na obra, de mesmo nome, da jornalista Naomi Klein, possui apenas seis minutos de frenética analogia entre o método psiquiátrico desenvolvido nos anos quarenta, com tratamento usando choques elétricos que "regrediam" mentes adultas ao estado infantil e nosso sociedade que, segundo o documentário, funciona da mesma maneira.

Alfonso Cuarón, o diretor do documentário que transformou uma obra em seis minutos magníficos, traz citações de documentos da CIA, nos anos cinquenta, onde a agência produziu um manual de como controlar prisioneiros, reduzindo seu estado mental ao de uma criança.

A doutrina do choque vai explicar que estas técnicas também funcionam na sociedade capitalista com o uso de guerras, traumas coletivos, desastres, enfim, demonstrando que ficamos mais vulneráveis, suscetíveis ao obedecimento.

O maior ecomomista de nosso tempo (não é Marx galera! Ele morreu muito antes "do nosso tempo"), segundo o documentário, Milton Friedman, é o responsável por esta compreensão no mundo econômico, o que ele chamou de economia de choque, nome nada original.

O ponto central no curto documentário é mostrar que o nosso mundo não se tornou o que é atarvéz de liberdade e democracia, mas sim através da Doutrina de Choque. Alguns exemplos? Ai vão: A tão falada guerra contra o terror, faz o governo gastar mais de 100 bilhões no departamento de pátria segura; a invasão do Iraque, que resultou em mais de 200 estatais privatizadas, com 4 milhões de soldados dispersados e milhares mortos e assim vai.

E uma frase interessante de Friedman sobre crises, veja, o último grande teórico da economia burgeusa disse exatamente o seguinte: "somente uma crise, ou a possível ocorrência de uma pode produzir uma verdadeira mnudança" ou seja, será mesmo que a crise capitalista que estamos vivendo não é apenas mero pretexto para deixar-nos em estado de choque, para que os capitalistas possam fazer o que bem entendem "para o nosso bem"?

Independente da resposta, finalizo com uma passagem do documentário, extraída dos documentos da CIA: "isolamento, físico ou psicologico, deve ser mantido desde o momento da captura, a capacidade para resistir diminui com desorientação. Os prisioneiros devem ser mantidos em silêncio o tempo todo, nunca deve ser permitido que se comuniquem entre eles".


2 comentários:

blog's homéricos disse...

É amor...

Em todo o seu texto, fiz um paralelo com V de Vingança, onde ele diz que o medo é a maior arma de dominaçao do governo para reprimir seu povo.

É legal ter uma crise, assim podemos criar os pacotes anti-crise(s) e os pós-crise.. e assim vai... e vai...!

Obrigada pelo texto! Gostei demais! E é mais um pra minha lista. =]

Amo-te!

Deb

Anderson Santos disse...

Doutrina de choque pronta a ser utilizada na Olimpíada. O Rio será seis anos de caos e um mês e duas semanas (contando com a copa) de "cidade maravilhosa".

Não acho legal ter uma crise, porque isso é normal para o capitalismo. Minha preocupação, e acho que de outros estudiosos marxianos, é saber qual delas poderá realmente servir de estopim para uma mudança real.