Total de visualizações de página

sábado, 13 de dezembro de 2008

Música

Claudia
Foi curioso como descobri Claudia. Estava no youtube procurando um vídeo da "banda dos sonhos" da Mtv Brasil. Vendo o vídeo, olho entre os destaques um que dizia: "D2 Desbafo". Pronto! Imaginei: "deve ser o D2 falando de alguém ou do sistema, vou dar uma olhada". Tudo não passava de uma música do cara, na verdade até legalzinha, mas o que me chamou a atenção foi o refrão, cantado por uma "voz de vinil", uma mulher que rasgava tudo. Corri pro Goggle pra tentar descobrir quem era a dona da voz. Descobri Claudia, ouvi o cd "deixa" várias vezes, e sem descobri que a música inteira é melhor que seu refrão.

Manacá
Letícia Persiles. Este foi o motivo que fez dar a primerira atenção ao Manacá. Durante sua atuação como Capitu na microsérie da Globo, o encanto foi tamanho que quis saber quem era aquela. Descobri que era cantora também e que tinha um grupo, o Manacá. Completamente enfeitiçado, foi ouvir suas músicas. O encanto tomou-me por completo, logo de cara, ao primeiro "o diabo me mordeu". Um rock-regional feito por cariocas que deve ser ouvido sem medo da cegueira.

O Teatro Mágico
Já conhecia a trupe de Anitelli desde 2007. Mas aqui reservo um espaço para seu "segundo ato", ainda melhor que o primeiro, mais politizado, com letras mais trabalhadas, mas, mesmo assim algo que não foi feito para ser ouvido. Costumo comparar o efeito "TM" com aquili que me causou Cordel do Fogo Encantado: percebi que ouvi apenas não é o suficiente. Tanto Cordel quanto TM foram feitos para ser vistos. Ainda acho que o jogo de palavras usado pelo poeta Anitelli é meio manjado, modinha. Mas vale o recado da arte independente.

China
Eu adoro a nova música pernambucana. Costumo escutar tudo aquilo que chega aos meus ouvidos vindo daquelas bandas. Minha última descoberta é um cara rodado e gabaritado no cenário pernambucano, mas que só tive o prazer de ouvir este ano. China foi vocalista do Sheik Tosado, trabalhou com os caras do mombojó entre outros. Sua canção "colocando sal nas feridas" é perfeita para corações em reconstrução. Mas China é muito mais que isso, é um cantor de mão cheia.

Desejo de Menina
Meu leitor fiel com certeza iria cobrara algo, digamos, mais povão. Pois bem, do lado mais undergroun da periferia dialogando com o agreste, o que encontrei de mais interessante foi o novo cd da banda pernambucana Desejo de Menina. A banda já tinha gravado outros Cd's, mas após o lançamento do seu primeiro Dvd, eles garantiram lugar cravado nos aparelhos de som da periferia, agreste, sertão e camelôs espalhados pelo nordeste, além das rádios fm. Este ano eles vieram com um novo Cd e a dúvida: vai ou não vai? E eles foram. Logo de cara emplacaram uma regravação de Isabela Taviani "diga sim pra mim". Boa parte do Cd é baseado em versões de músicas em inglês. Mas o Cd guarda uma boa surpresa: a gravação de esperando aviões de Vander Lee. Ah! Você não sabe quem é Vander Lee? Pois descubra antes de falar mal da "mais romântica do Brasil".

2 comentários:

Salomão Miranda disse...

Desejo de Menina escuto por tabela né? hehe

China eu já fui a um show em que ele e outros caras cantavam só músicas de Roberto Carlos. Foi muito bom o show no Festival de Inverno de Garanhuns.

Quanto aos outros indicados, não vai ser desta vez que eu vou procurá-los. Acho que o ponto forte desta sua lista foi ter chamado a minha atenção para China, que possivelmente conhecerei mais.

Anderson Santos disse...

kkkkkkkkk. Desejos de Menina? Realmente se não tivesse eu ia reclamar muito!!!

Quanto aos demais, concordo sobre o Manacá e sou mais um fã da Letícia que deverá ser fã do grupo.

Quanto ao TM, foi a polêmica do ano no mundo "cult". É modinha ou não? Eles pioram no segundo CD?