Total de visualizações de página

sábado, 7 de março de 2009

Você não vale nada mas eu gosto de você

(texto sem revisão. quem se interessa por regras gramaticais pare agora mesmo)

No último domingo, 22 de março, estiveram no Domingão do Faustão A atriz Dira Paes e a banda Calcinha Perta. O motivo? A personagem Norminha e sua trilha na novela.

Eu já sabia que a banda Calcinha Preta faria parte da trilha sonora da novela Caminho das Índias. Uns dois meses atrás, li num site que a banda seria a primeira, de forró, a fazer parte de uma trilha de novela das oito. Na época fiquei intrigado: "Ué, a novela não é sobre a Índia? Vai ter núcleo nordestino?". Nada disso, a música interpretada pela Calcinha é uma velha conhecida dos nordestinos (gostem eles de forro ou não). "Você não vale nada mas eu gosto de você" embala as aparições de Norminha.

A escolha da música parece não ter nenhuma relação com o nordestino, apontando um caminho "global" do forró. Segundo o diretor musical da novela, Mariozinho Rocha, a música foi escolhida pela própria Glória Perez (autora do folhetim): "Glória me mostrou dizendo que era a cara da personagem" (retirado de O Dia online). Norminha é uma personagem que se insinua para outros homens mesmo sendo casada.

Dorgival Dantas é o compositor. Mais que isso, o cara é o principal compositor do forró nos dias atuais. No ano passado, teve, nada mais, nada memos, que a música mais tocada em shows no Brasil (Coração), além de muitas outras como: a praia, nós dois, primeiro passo.

Pronto, já falei da banda, da música e do compositor. Da novela, a autora e sua personagem. Agora vamos ao que interessa: O que diabos uma música de forró está fazendo numa novela das oito? e mais: qual sua relação com o nordeste na novela.

Primeiro, gostaria de deixar claro uma coisa. "Você não vale nada mas eu gosto de você" é igualzinho minha relação com o forró. Eu sei que o som é problemático, mas, sei lá, eu gosto dele. Por isso, me sinto tranquilo para criticá-lo.

A música de Dorgival Dantas é de 2004, bandas como Aviões do Forró, Solteirões e Saia Rodada cansaram de cantá-la em seus shows. A letra talvez seja machista. Eu prefiro o termo vaga. Sim, porque tudo o que ela diz é que a mulher não vale nada e a mulher responde que quer ver o cara sofrer. Não se sabe porque ela não vale nada ou porque que ela quer que o pobre rapaz sofra. Como a maioria das letras de forró, dançar e esquecer que alguma coisa está sendo falada é o segundo melhor remédio (o primeiro é a analise crítica).

A personagem de Dira Paes é casada e, provavelmente, trai o marido. Digo provavelmente porque, segundo telespectadores da novela me falaram, não foram mostradas cenas dela cometendo o adultério. Apenas umas cantadinhas num jovem indiano. Então ai está: a letra serve para mostrar que Norminha não presta, mas, mesmo assim, seu marido gosta dela. Seria lindo se não fosse machista. Tenho certeza que se o traidor fosse o homem, o tema seria algo mais malandro, mostrando como o cara é conquistador. Agora, como quem trai (pior que a pobre nem traiu ainda!) é a mulher, ela não vale nada.

A escolha da música não é surpresa, mesmo sabendo que quem escreve a novela é uma mulher, pois, não é de hoje que as novelas globais discriminam movimentos sociais, pobres, mulheres homossexuais e por ai vai...

A surpresa está em quem interpreta a música. Como eu disse, a música não é nada nova (levando em consideração a rapidez com que esses fenômenos aparecem e desaparecem), e mais: quem cantava nos seus shows e em seus cd's gravados ao vivo não era a Calcinha Preta. Então, como isso aconteceu? Minha teoria é a seguinte: A Calcinha não vem fazendo shows em Sampa e aparecendo no Rio por nada. O motivo é seu novo dono: Roberto Carlos (não o cantor e sim o jogador de futebol). Na verdade ele não é bem o dono, a banda ainda pertence a Gilton Andrade, mas a produtora que divulga seus shows é do jogador. Graças a isso, o espaço na mídia nacional tem rolado com bastante frequência.

Antes da novela, a música fez parte datrilha do filme Chega de Saudade. Provavelmente, Glória ouviu a música e achou a cara de sua personagem. Só que no filme é a banda Luar do Sertão quem canta. A autora deve nem ter se importado com isso, ligou para Mariozinho e disse: "quero essa música na novela". Ele ligou para a produtora: "alguém ai canta essa música?". E, finalmente, o baixinho de Maceió começou a cantar: "você não vale nada..."

A pergunta que fica é: qual a relação dessa música com a cultura nordestina? A resposta? nenhuma! É triste saber que a primeira música de forro numa novela das oito não representa o nordeste. Pior! Denigre a imagem da mulher. Pior ainda! Eu não estou surpreso...


2 comentários:

Maah disse...

Obrigada gentee sabia que eu ia arranjar a reposta aqui.Muito obrigada.VALEU.*-*-*-*

Anônimo disse...

Eu queria saber siceramente o que vocês paulistas,ou sulistas como queiram se denominar tem contra as pessoas do nordeste ou os nordestinos em "si" como vocês sempre se referem de maneira áspera e ofensiva,porque quando vocês chegam aqui sempre são recebidos de maneira educada,civilizada e hospitaleira.Pois quero que saibam que aqui existem pessoas maravilhosas,inteligentese ricas também,sem falar que moramos em um paraíso tropical maravilhoso e cheio de praias simplismente lindas,onde vocês vem passar férias comeste sutaquesinho ridículo,horrivél enrrolando a lingua principalmente no som da letra "R" e nem por isso ficamos ridicularizando vocês e sabemos respeitar as diferenças e culturas de outros estados.
Agora quando querem montar seus negócios ou vir curtir a vida vocês escolhem logo o nordeste???Porque será???Se somos o povo mais pobre,feio e ridicularizado poir vocês mesmo??? Não conseguimos entender de verdade!!!!Não tem a mínima lógica,vocês que vivem em uma selva de pedra,emum frio desgraçado se comparar com agente que vive em um paraíso constante,culinária maravilhosa,praias belíssimas,natureza perfeita...E se quiserem vir conferir podem nos visitar garantimos que somos educados o suficiente pra aguentar vocês em nossa região!!!O NORDESTE MARAVILHOSO QUE NÃO TROCAMOS NEMPOR UM RIO DE JANEIRO E MUITO MENOSPOR SÃO PAULO!!!