Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2009

Como viver na cidade com o 3º pior IDH do Brasil?

Não vive. Quem assistiu a matéria exibida no Fantástico da Rede Globo no último domingo, 1º de março, deve ter se perguntado isso. A resposta está no número de amigos perdidos para as grandes cidades (São Paulo, Aracaju, Rio de Janeiro, Campina Grande, Recife). Além dos que tentam alguma coisa na vizinha Arapiraca. Alguns vão embora pela curiosidade, conhecer a cidade grande, essas coisas que a Tv e os amigos que foram e voltaram, "gastadores", vivem falando.

A água também é uma grande culpada, mas, não essa que apareceu na reportagem, a potável, de beber. A matéria mente, inclusive, mostrando imagens do rio e cortando para um povoado muito afastado do mesmo. Traipuense bebe água amarelada e não se envergonha de tomar banho de rio, na fonte ou de balde. Não procede a informação de que o motivo da ausência se água é a sujeira do rio. O rio está sujo sim, mas as casas na cidade, região onde o rio passa, tem água encanada.

O problema está nos povoados, como no Sítio São José (ou manoéis, como é conhecido popularmente um dos povoados mostrados na reportagem e afastado da cidade). A falta de água que realmente incomoda o povo é a esquecida por São Pedro. Chuva significa terra molhada, roça de feijão, milho e mandioca farta, gado gordo, dinheiro para a festa do povoado e para gastar no bar do Evandro.

Mesmo assim, o grande problema de Traipu não é a falta de água, é falta de vontade política. É por causa dela que a maioria dos meus amigos foi embora, sem perspectiva de emprego, vendo seus irmãos passando necessidade, pegam a primeira oportunidade e vão embora. Todos os homens da minha idade ou pegaram o rumo ou estão casados, vivendo da roça.

A culpa é da falta de escola? Vamos ver: Eu tenho um amigo, seu nome é Célio. Ele terminou o ensino médio e se negou a ir embora com seu irmão para São Paulo. Resultado: está casado, tem uma linda menina e... trabalha na roça. O pai de Célio, Messias ( "seu" Missía para nós) é semi-analfabeto .Como ele ganha a vida? Trabalhando na roça! Qual a real diferença entre um e outro? O conhecimento adquirido? Bobagem! a qualidade da educação em Traipu é do tamanho de seu IDH!

Não estou dizendo que a educação escolar não serve pra nada, na verdade, são várias as utilidades: matar um horário na roça, paquerar um pouco, tomar banho no rio, jogar bola no "ribeirão", beber com os amigos e, claro, assistir aula numa sala de cinquenta, sessesta alunos (isso quando o ônibus da prefeitura vai pegar o pessoal), com matérias sem professor.

O que estou querendo dizer é que mesmo se a educação fosse a melhor do mundo, sem local para trabalhar, essas pessoas iriam embora e o lugar continuaria do jeito que está. Quer saber qual o grande probelma de Traipu? A oligarquia! Duas famílias e seus respectivos bandos tem a cidade inteira nas mãos. Não cria-se emprego, Claro! Muito melhor manter essas pessoas vindo uma vez por mês pegar dinheiro na prefeitura, pagando sua conta de luz.

São as famílias de Marcos Santos, que governa a cidade a 8 anos (quatro seus e quatro do sobrinho) e acabou de ser reeleito, mesmo tendo acabado de sair da cadeia acusado por formação de quadrilha na Operação Carranca, e de José Afonso, que foi prefeito da cidade antes de Marcos e graças aos 16 processos por improbidade administrativa, hoje, coloca sua mulher como candidata. Ambos transformaram o IDH de Traipu num dos menores do país, 0,479, comparado a países como o Haiti (o menor IDH das Américas).

A matéria da Rede Globo tenta dramatizar a situação, caricaturando Traipu, transformando-o em município seco. Certo, mas o que isso o diferencia dos demias municípios do agreste e sertão nordestino? A seca se espalha por toda essa região e nem todos esses lugares são tão miseráveis! A diferença está naquilo que a matéria não mostra, claro, como poderia! Nem os jornais locais mostram! O problema é a sede de poder, a ganância, a corrupção. O sistema é errado? Sim! Mas em Traipu, mais que em qualquer outro lugar nesse estado, "alguns animais são mais iguais que outros".

POR MEUS AMIGOS QUE FORAM EMBORA, MESMO QUERENDO FICAR!


15 comentários:

Anônimo disse...

Pertinente. Não existiria comentário melhor para esse seu texto. Esse sim deveria ser o tema abordado pela matéria. Mostrar a pobreza é o de menos -- o PORQUÊ da pobreza é que nunca é evidenciado. Cabe aos poucos que podem mostrar uma realidade diferente do que se vê na "grande" mídia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Santos disse...

Eu não vi a reportagem mas 'conheço' a relaidade deste município através do pertinente escritor deste blog e por passar a prestar maior atenção à Traipu devido ao mesmo.

Que coisa, hein? Num instante foi publicado no Gazetaweb - quem será que foi o intermediário? Li lá antes daqui.

Anônimo disse...

Hoje à tarde, em meu expediente na redação, comentava-se sobre a matéria. O clima pode ser resumido em: estavam todos chocados com a situação mostrada e com a maneira "impecável" de se fazer jornalismo. Fiquei calado durante toda a conversa, sem conseguir articular um comentário pertinente (já que estamos aqui no blog, vamos abusar de seu nome ^^). Amanhã vou imprimir e colar esse texto não só na redação, mas no mural principal da TV. Ah, se eu conseguisse dizer isso naquela maldita hora...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angel del noche disse...

Adorei o texto. vi a reportagem e senti a mesma indignação que o autor, motivo pelo qual também conheço a realidade de Traipu, uma cidade naturalmente belíssima mas,politicamente esquecida.
não suporto mais ver pessoas humilhadas, reprimidas pelo paternalismo assistencialista degrador da dos direitos sociais e humanos, o que é explicito naquele municipio.
Estudante de Serviço Social da UFAL

Bruno MGR disse...

Parabéns, Sr. Baco. Quando soube da matéria do Fantástico (a qual não tive a oportunidade de ver), sabia que você não ia ficar de braços cruzados quanto à situação de sua cidade natal.
Belo texto, abração.

Salomão Miranda disse...

Bom texto, mas insisto, de maneira ranzinza (rs), que seu texto precisa de uma revisão.

O tema é pertinente e relativo à realidade vivida por você e amigos. Uma bela lembrança para os amigos que partiram.

Parabéns!

Anônimo disse...

Ñ seria possivel encontar uma defesa melhor para tais fatos imposto pela materia apresentada pela rede globo. Traipu como diz alguem abaixo e uma cidade maravilhosa mais esquecida politicamente, fatos nos quais poderia ter sido apresentados na materia, já q nós traipuenses sabemos claramente que a miseria se deve ao seu gorverno e não a "falta de agua".

Anônimo disse...

Ñ seria possivel encontar uma defesa melhor para tais fatos imposto pela materia apresentada pela rede globo. Traipu como diz alguem abaixo e uma cidade maravilhosa mais esquecida politicamente, fatos nos quais poderia ter sido apresentados na materia, já q nós traipuenses sabemos claramente que a miseria se deve ao seu gorverno e não a "falta de agua".

Anônimo disse...

É chover no molhado dizer que o teu texto é uma crítica bem elaborada e muito bem-vinda; Servindo no mínino, para mostrar que a Rede Globo é uma bosta mesmo,ao descrever a realidade sem mostrar as raízes reais dos problemas.Espero que ele(o teu texto) ultrapasse as barreiras do blog ou de ambientes acadêmicos para chegar ao povo de Traipu. Tu tem moral de divulgar isso em Traipu? Seria bom que ao menos os formadores de opinião de lá, esclarecesse a população local, para que a mudança política ocorra...mesmo a passos curtos.Há quem acredite que eleição é uma farsa, mas eu ainda acredito na mudança por meio da politização do povo e da democracia.

Abraços! :)

Anderson Santos disse...

Que repercussão hein? Acho que parecida com a matéria do Fantástico, que ouvi até em rádio religiosa um padre da região comentando.

Enfim, vim aqui para responder sobre se o Lula deveria ler jornais, apesar de achar que as relações dele com a imprensa são o que mais interessam no caso.

Alguém falar que existem blogs de esquerda, direita, centro e demais posições ideológicas e não querer sequer acessá-los? Há jornais e revistas mais "petistas" também. Mas não ler nada de nada e dizer que é porqeu setne azia? Acho que deve ser preguiça mesmo.

Anônimo disse...

Pertinente, gostei do seu blog! Certamente posso compreender sua indignaçao e repudio a reportagem que citou no seu texto. Diga-se de passagem esta muito lindo ... sabe quero so sugerir que revise antes de postar. Veja e uma sugestao. Oh! e por falar nisso meu teclado esta com problemas, desculpa a falta de acentuaçao. Passei por aqui e deixo meu registro. Continue escrevendo porque vc sabe se expressar muito bem ou melhor... tem suas ideias muito claras. Grande Homero ... deixo tamb´´em um beijo no seu coraçao de papel, sem mais... sua ex-chefe... Angela Lessa - Jornalista/Sefaz

Anônimo disse...

Bravo! Finalmente dediquei uns minutinhos para a leitura do seu texto. Um elogio vindo de um universitário politicamente inoperante e imaturo pode não ser lá de grande valia, mas te parabenizo por seu zelo pelo povo de sua terra, pela sua visão do fato e pela elaboraçao do texto. Interessante e lamentável é ver que há "universitários" (aqui na R.U.A.) que nao reconhecem o poder manipulador da informação televisiva, mais especificamente a veiculada pela rede globo. Espero que a leitura desse texto seja tao significativa para todas as pessoas que mostrarei como foi para mim.
Mais uma vez parabens pela lapa de texto.

LEYVSON disse...

Parabéns pelo texto.Você mostrou a realidade de nossa cidade,que não foi mostrada pelo fantástico.
Parabéns!
"LEYVSON"