Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de março de 2009

Cultura x Dinheiro ou O fim da "discografias"

Acesso a cultura e ao entretenimento. Esse é o discurso dos defensores da "revolução digital". Revolução, palavra cara , deveria ser usada com mais cuidado e está na boca de poucos! muitos proclamam: "a nova era chegou". Será? O que aconteceu no último dia 16 de março é uma amostra de que as coisas não são tão bonitinhas assim não.

Em Setembro do ano passado, tivemos a "grande" Biscoito Fino conseguindo vencer a queda de braço com um dos maiores blogs com acervo musical do Brasil, o Som Barato: "Neste mês de setembro de 2008 foi fechado o blog Som Barato que disponibilizava músicas para download gratuitamente. Responsável por um dos maiores e mais respeitados trabalhos de resgate, divulgação e preservação da música brasileira".

O som barato voltou, ainda continua fazendo seu trabalho de, antes de mais nada, divulgação da boa música brasileira, em especial do novo e do velho, coisas que não escutariamos se não fosse a internê e coisas que nem nossos pais conheceram. Um trabalho belíssimo que, como diriam em Prison Breack, "A comapnhia" tentou acabar.

Porém, eis que no último dia 16 eles voltaram. Desta vez, o alvo é maior, nada mais, nada menos que a comunidade "discografias". Pois é, desde segunda passada que a comunidade não oferece mais links para download. O motivo? deixe que eles falem:

"Informamos a todos os membros da comunidade "Discografias" e relacionadas (Trilhas Sonoras de Filmes, Trilhas Sonoras de Novelas, Coletâneas (V.A.), Pedidos, Dicas/Dúvidas e Índice Geral), que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM e outros orgãos de defesa dos direitos autorais.

Nosso trabalho foi árduo para manter as comunidades organizadas, sem auferir nenhum tipo de vantagem financeira com elas, somente com o intuito de contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento.

Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros.

Muitos artistas perderão seus meios de divulgação.

Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica.

Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura.

Tais entidades de defesa dos direitos autorais, como a R.I.A.A. nos Estados Unidos e APCM no Brasil, que é a representante legal de:

UNIVERSAL MUSIC DO BRASIL LTDA.;
WARNER MUSIC BRASIL LTDA.;
SONY - BMG BRASIL LTDA.;
SIGLA - SISTEMA GLOBO DE GRAVAÇÕES AUDIO VISUAIS LTDA;
EMI MUSIC LTDA.;
COLUMBIA PICTURES INDUSTRIES INC.;
DISNEY ENTERPRISES INC.;
METRO-GOLDWYN-MAYER STUDIOS INC.;
PARAMOUNT PICTURES CORPORATION;
TWENTIETH CENTURY FOX FILM CORPORATION;
UNIVERSAL CITY STUDIOS INC.;
WARNER BROS.;
UNITED ARTISTS PICTURES INC.;
UNITED ARTISTS CORPORATION;
UBV - UNIÃO BRASILEIRA DE VÍDEO E ASSOCIADAS

Sendo ainda representante de IFPI - International Federation of the Phonographic Industry e MPA - Motion Picture Association no Brasil, se dizem "sem fins lucrativos", vamos acreditar nisso, né gente? Como todos acreditam nas histórias da carochinha."

Um comentário:

Anderson Santos disse...

"SIGLA - SISTEMA GLOBO DE GRAVAÇÕES AUDIO VISUAIS LTDA"
Essa é nova para mim.

Quanto à comunidade, não usava-a mas ouvi muito falar dela, era mais um espçao para achar relíquias e para discutir música ,penso eu.

Procura na internet o "MTV debate" do dia 17, foi sobre pirataria.