Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de março de 2009

"Como viver na cidade com o 3º pior IDH do Brasil?" repercussão (parte I)

Foram 12 comentários aqui no Conversa Pertinente (uns repetidos, outros apagados). No site da gazetaweb mais 9, além das respostas pelo email e orkut. Uma repercussão massa. Algo que me faz até ter medo de chegar em casa, em Olho d'água da Cerca, povoado de Traipu, e ser "acidentalmente" morto, ou, pior, minha mãe querer me bater. Quero começar agradecendo ao meu pai, por ter dito que fiz a coisa certa, que sentia orgulho. Ele também é um "que foi querendo ficar", aquele que mais sinto falta.

Acabei de escrever na manhã da segunda-feira. Li, gostei e dei uma leve arrumada para enviá-lo para minha lista de emails. Era uma segunda chuvosa, mesmo assim, fui à xerox imprimir uma cópia para colocar aqui na RUA (Residência Universitária Alagoana). Volto ao computador e leio o email de Wanessa, a primeira a comentar, perguntando se poderia fazer algo. Entrei no msn e deixei uns recados dizendo que ela poderia fazer o que bem entendesse. Resultado: o "bagulho" foi parar no site da gazetaweb. Essa brincadeira que escrevo aqui é de agradecimento. Sendo assim, valeu Wanessa, por ter possibilitado uma maior divulgação.

A amiga Sara me respondeu por email. Achou massa o texto ter mostrado o que a matéria não mostrou. Jobson está morando em Fortaleza e falou dos absudos que perguntaram para ele depois da matéria. Meu grande amigo Rafael foi econômico nas palavras: "um tapa na cara". Já Isis preferiu a polêmica e uma boa dose de provocação. Ela espera que o artigo ultrapasse os limites do blog ou da academia e sugeriu que o mesmo deveria chegar ao povo de Traipu. Não há nada que eu queira mais que isso Isis. Agradeço também a Leila (que lembrou de mim quando viu a matéria), Bruno, Daiane, Bruno Félix, Salomão (que falou de meus erros gramaticais), Valdemir (que falou a palavra político três vezes num comentário de duas linhas, eles devem ter mais culpa do que imaginava!) e Guilherme (que lembrou que a saída é pela esquerda!).

Além de todos esses, três pessoas merecem destaque especial. Um é Júlio Arantes. Pelos olhos cheios de lágrimas, pela honra de ser minhas as palavras que lhe faltaram, pelo espaço no mural da Tv Educativa.

Outro é meu leitor fiel, senhor Anderson. O cara comentou no meu blog, no site da gazetaweb e ainda me mandou um email. A sua "grata surpresa" ao ler algo assinado por mim na gazetaweb foi tão grande quanto a minha.

Mas, o melhor vem de Noemia Bito. Aqui vai o que me escreveu, na íntegra:

"Homero,
obrigada pela mensagem, quase desabafo.

Em Matriz de Camaragibe, ainda em Alagoas, a prefeitura passou dois mandatos na mão de Cícero Cavalcante, cujo nome foi envolvido no processo dos Gabirus, que depois deixou na mão do vice, e hoje está na mão da esposa, mesmo ela tendo sido retirada pela justiça meses antes, mesmo o povo tendo eleito outra pessoa.

Tudo parece fantasia, mas faz o povo alagoano ser cada vez mais tido como otário. Otário. Porque já não dá para ter pena. Tá começando é a dar raiva. Seja de uma elite que se faz elite por sobre a miséria dos adultos, da expulsão dos jovens do campo, deixando pais desamparados, e dos caixões de compensado e TNT branco das crianças, seja de uma população que, consciente das safadezas dos políticos fica de mãos cruzadas ou abanando.

Vejo o mesmo na cidade de Barbalha, no interior do Ceará, de onde meus primos saem para cortar cana em outros Estados. Sinceramente, tenho até raiva de mim."

Eu também tenho raiva de mim Noemia, eu também tenho...

Esses foram os comentários dos conhecidos. Depois teremos os desconhecidos.

2 comentários:

Anderson Santos disse...

Mudam só as cidades, os estados, os nomes dos prefeitos re-re-re-re...elegíveis, mas não muda a situação dos oprimidos.

Anônimo disse...

Pô, cara, valeu pelo agradecimento. Nem precisava, pois na verdade, nós é que deveriamos ter agradecido a você pelo seu texto-tapa-na-cara.

Só assim todos podemos ver a "realidade que a TV não mostra"...