Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"Onde vamos parar?" ou "que porra é essa" ou "como diz a minha mãe: é o fim das eras"

A banda Calcinha Preta acaba de lançar seu cd volume19 (espero o dia do volume último). A primeira vez que escutei os novos sucessos da auto-intitulada "a maior e melhor banda de forro do mundo" foi lá em olho d'água da cerca (onde fica isso pouco importa). Poderia ter sido em qualquer lugar: no bar do Evandro, na casa do Zé Mariano, no som super potente do Ramom.

Mas não, o lugar parece ter sido escolhido a dedo pelo destino. Eu estava bebendo refrigerante enquanto alguns amigos bebiam cerveja (compadre Junior, compadre Juca, Samuca, compadre mané, "Vô" e Daniel). Onde? Em frente a casa do prefeito (título simbólico de um dos moradores do povoado, o motivo do apelido ficou perdido no tempo). Estávamos lá, conversando qualquer coisa, quando...

A música chama-se Vencedor (nós estamos com você). Não sei quem é o compositor dessa raridade da música brasileira. O que de diferente das outras músicas de forro? Bom, ela não é de duplo sentido, nem possui uma letra brega-romântica (ou seja, não faz parte nem da escola cearense nem da escola pernambucana). Ótimo vc dirá. Não, não é ótimo, ela consegue ser pior que isso.

A letra de Vencedor é um escancarado jingle de candidato e dos mais populistas!!! Agora imagina o pq disso? Bom, se não é mais permitido os showmícios, então bora inaugurar praças e comemorar data de aniversário da cidade e da padroeira e do diabo que lhe carregue. E manda a Calcinha Preta cantar "agora me dá um abraço você já ganhou".

Ah! quem tocava a música era "Carrinho" (um dos candidatos a vereador que tem como curral eleitoral o povoado). Ele nem precisa pagar pra ninguém fazer um jingle par ele, a Calcinha Preta já fez isso.



A letra da música pra quem quiser... enfim

Vencedor (Nós Estamos com Você)
Calcinha Preta
Composição: Indisponível

Ele é o cara que merece ser o vencedor...
Ele é o cara que faz tudo sempre com amor
Ele é o cara que o povo sabe que é capaz
E hoje eu estou aqui com ele, ele é demais
Ele é a fé, a esperança o sonho da gente
E eu tô com ele, não abro, ele é compente
Ele é um cara decente que pensa no povo e no trabalhador
Ele dispara na frente é com ele que eu vou..!

Campeão, Vencedor! O povo está do seu lado você tem valor!
Campeão, Vencedor! Agora me dá um abraço você já ganhou!

Ele é o cara que merece ser o vencedor
Ele é o cara que faz tudo sempre com amor
Ele é o cara que o povo sabe que é capaz
E hoje eu estou aqui com ele, ele é demais
Ele é a fé, a esperança o sonho da gente
E eu tô com ele, não abro, ele é compente
Ele é um cara decente que pensa no povo e no trabalhador
Ele dispara na frente é com ele que eu vou

Campeão, Vencedor! O povo está do seu lado você tem valor!
Campeão, Vencedor!Agora me dá um abraço que você já ganhou!
Agora me dá um abraço você já ganhou!
Agora me dá um abraço você já ganhou..!

3 comentários:

Anônimo disse...

Não bastando explorar a dor de cotovelo e a miséria alheia... o oportunismo musical se expõe da maneira mais despudorada que já vi na vida =/ PERTINENTÍSSIMA sua colocação...e super fluente o seu jeito de contar :) amei!!!!

Anderson Santos disse...

Já havia ecutado essa história por você antes, mas alguns detalhes "melhoraram"-na muito.
só duvido se você estava bebendo refrigerante, foi na sua época de "lei seca"?

Salomão Miranda disse...

E eu estava em Garanhuns qdo ouvi esta música pela 1ª vez. Na hora percebi a intenção da Calcinha Preta. Poxa, bicho! O capitalismo consegue transformar qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo, em algo que se possa obter lucro. Se a banda não faz a mesma quantidade de shows que fazia qdo os showmícios eram permitidos, então faz-se música que se sabe que vai bem executada, para ajudar na distribuição do novo CD.

E outra, eu peguei neste tal volume 19, estava com um funcionário da prefeitura de Garanhuns que eu conheço, que me disse: "Mandaram uma caixa desses CD´s pra o prefeito." Poxa!!! Os caras querem de todas as formas se manter no topo da divulgação maciça de suas músicas de qualidade medíocre.

E concordo contigo quando dizes que a letra consegue ser pior que as melosas. É foda, pasteurizaram escancaradamente um discurso pólítico que, diga-se de passagem, sabemos que é aquele utilizado pelos demagogos interessados em receber um salário melhor por um tempo ou em provocar rombos nos cofres públicos.

Manda teu texto pra Calcinha Preta. Será que eles vão se preocupar?

Abraços revoltados para meu companheiro Homero.