Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ronaldinho Gaucho no top five

Tenho praticamente 15 anos de futebol. Lembro-me com toda a clareza da copa do mundo de 94. Romário e Bebeto, o goleiro Belga e o craque Klisman. A grande Romênia derroando a Argentina. Uma Nigéria que até hoje é a melhor seleção africana que vi jogar. Sem falar em Holanda, Suécia e Bulgária. Que copa!!

Mas o primeiro momento futebolístico de que me lembro é outro: final do brasileirão de 92. Flamengo e Botafogo. Zinho e Junior até hoje estão na memória. Estão entre os grandes. Não entre os maiores. Zinho nunca foi um de meus prediletos, nem naquela seleção de 94 com três volantes e só ele armando. E Junior estava em final de carreira (e q final!!).

A verdade é que sou fruto de uma nova geração de apreciadores do futebol. Não tenho vergonha de dizer que o melhor jogador que vi jogar foi Zizu, ou Zidane. O estilo dele de jogar é o que mais me agrada: bola no chão, bom toque, cerebral, refinado, dribles curtos. É obvio que possuo meus critérios, não basta ser gênio com a bola no pé, é necessário, pelo menos, mais duas coisas: ser decisivo e ter ganho títulos expressivos. Zizu possui os dois maiores (a Copa do Mundo e a Champions League).

Outro jogador incrível é Riquelme. No mesmo estilo de Zidane. O "maestro" do time do Boca joga por música. Ele também comanda a seleção argentina e ostenta a pesadissima camisa dez. Possui apenas um grande problema: não consegue ganhar títulos fora da boboneira. Foi assim no Villareal, onde conseguiu chegar às semi-finais da Champiosn League. Só que com a bela camisola amarela perdeu um penal no último lance do jogo. Com a seleção de seu país também nunca ganhou um título que mereça nota.

Riquelme, Zidane, mas afinal, onde está Ronaldinho nisso tudo?? Essa é a polêmica: podemos comparar Ronaldinho a algum desses jogadores? A resposta é simples. À Riquelme, sim. A Zizu, jamais. O gaúcho é vencedor de Copa do mundo. E mais, no principal jogo do Brasil rumo ao penta, foi dele a atuação decisiva contra a Inlaterra. Levou Champios League: a taça veio para coroar uma sequência de duas temporadas quase perfeitas. Fez gol de tudo quanto foi jeito, passe de todo jeito. A Copa de 2006 parecia ter sido feita pra ele. Mas ai ele e a seleção foram pro buraco e de lá pra cá não joga absolutamente nada.

Ronaldinho não é Zizu, muito menos Maradona ou Pelé. Mas está na minha lista de Top Five que vi jogar.

2 comentários:

Wanessa Oliveira disse...

Apesar da minha idéia consistente de que o "último assunto da minha vida é o futebol", há textos e há textos. E o seu me trouxe vontade de saber o que vinha depois e o que vinha depois...deve ser isso saber escrever, não? Sério: adoreii!! E acho mesmo que você deveria deixar a preguiça de lado e exercitar suas potencialidades, porque como leitora de blogs assídua eu digo: você tem talento para isso, menino! Não custa tentar de vez em quando!

Agora.. falando da matéria em si, acho legal você ter dado tanta introdução para chegar no ponto central: o Ronaldinho. Deixou o clima de suspense... O único pequeno detalhe é que você acabou falando pouquinho dele, o que deixou aquela sensação de "cadê o resto?"... vamos lá, desembucha! Dá mais um paragrafozinho para o gaúcho, tchê ^^

Anderson Santos disse...

Como já disse a vc, ele não está na minha lista, não sei ao certo o porquê.
Só posso dizer que quando estava achando ele um grande jogador, no nível do meu Top five, ele não jogou na copa de 2006.