Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Beleza americana"?

Nem tudo é o que parece. Enquanto o presidente Obama faz declarações, afirmando que a recessão passou, o New York Times traz uma matéria bem mais, digamos, profunda. Colocando o dedo na ferida bem, mai sbem aberta, o jornal americano compara a crise dos estados americanos com a crise greca.

Aqui vai o link da matériam em inglês:
Estados dos EUA já dão sinais parecidos com crise grega
Sílvio Guedes Crespo

O jornal The New York Times fez um levantamento da situação fiscal de Estados norte-americanos problemáticos e concluiu que alguns deles “mostram os mesmo sinais de sobrecarga de dívida que recentemente levaram a Grécia à beira do precipício”.

No caso da Grécia, a dívida hoje equivale a cerca de 80% do Produto Interno Bruto, enquanto o déficit nas contas públicas (diferença negativa entre arrecadação e gastos do Estado) está em cerca de 12% do PIB. (No Brasil, esses dados são de 3,2% e 44%, respectivamente).

No caso dos EUA, o Alaska tem uma dívida que equivale a cerca de 70% do seu PIB, se considerados não apenas os títulos que o Estado têm a pagar, mas também suas obrigações de pensões não consolidadas. A reportagem chama atenção para o fato de que os dados divulgados pelos Estados não incluem responsabilidades adicionais relacionadas ao pagamento de pensões, o que disfarça o tamanho real da dívida, na opinião do jornal .

Para o NYT, as dívidas dos Estados norte-americanos estão “grandes demais para serem camufladas” com “contabilidades que mascaram os déficits [e] uso de derivativos para tapar buracos”.

Como consequência, há casos de dificuldades para se financiar (como ocorre com a Grécia, ainda que em proporção diferente). O Colorado, por exemplo, tentou captar US$ 500 milhões para cobrir gastos do seu sistema universitário e não conseguiu – levou menos da metade (US$ 200 milhões). O Havaí inaugurou uma semana estudantil de apenas quatro dias.

A Califórnia buscou outro meio de pagar as contas: antecipou a cobrança de taxas, fazendo as empresas pagarem 70% das suas obrigações com o fisco até 15 de junho.

Um comentário:

blog's homéricos disse...

É e quando esse dinheiro passar vão cobrar as taxas do ano que vem e assim sucessivamente?
Ah, mas a crise acabou! E pelo Brasil, que ela nem passou? O desemprego é a ordem natural da sociedade que revesa o emprego.

Te amo.