Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Somos todos palestinos














Não pretendo aqui falar sobre o que penso em relação ao conflito em Gaza. A idéia é mostrar um pouco da arte de Carlos Latuff. Cartunista, trabalha na imprensa sindical desde 90, foi assim que descobriu que a arte militante era sua vocação. Com trabalhos que falam desde a causa palestina, passando pelos confrontos em Oaxaca, a ação crimonosa da polícia do Rio de Janeiro, além de belas críticas ao governo estadunidense, Latuff é um dos poucos cartunistas que continuam no campo da esquerda, que não se deixaram levar pelo discurso fácil de que a ideologia acabou, ou que essa democracia é o estado final da humanidade. Ele mostra em suas charges que a opressão continua existindo.
Um brasileiro de menos de quarenta anos é conhecido de toda a esquerda mundial. Como isso foi possível? Graças a internet. Foi através dela que Latuff conseguiu aquilo que queria. Explicando do início: o cartunista explica que só foi procurar a imprensa sindical porque as outras portas estavam fechadas. Apesar de ter começado a tarbalhar com a imprensa sindical em 90, foi apenas em 96 que sua consciência deu uma "rodada". Após assistir um documentário sobre a causa zapatista, Latuff se solidarizou e resolveu produzir imagens em favor do povo de Emiliano. Ele continuou trabalhando junto à imprensa sindical, de onde tira seu sustento. Mas, são temas como o do povo palestino, o iraquiano, os sem-terra, os sem-teto, as rádios livres, entre outros o que mais lhe dão a motivação militante: "não cobro nada. Precisou, eu desenho" disse em entrevista ao site Fazendo Média.
Graças ao Copyleft ( forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa) Latuff hoje é conhecido mundialmente como defensor das causas dos oprimidos, mostrando que é possível fazer arte militante de qualidade, sem se vender a grande mídia (ou mídia corporativa como ele prefere). Afinal, como ele mesmo diz: somos todos palestinos!

8 comentários:

Anderson Santos disse...

Latuff é bom desenhista mesmo. além de tudo, é de esquerda!

Quanto ao "somos todos palestinos", entendo que ele quer dizer que há milhões de formas de mostras de desigualdade no mundo. Caberia aos outros perceberem isso e se juntarem à dor palestina e pensar no fim total das desigualdades, seja em qualquer parte do mundo.

E,para isso, vc sabe como fazer.

blog's homéricos disse...

Ah seu eu soubesse como fazer!!

Salomão Miranda disse...

Aê Homero. Gostei do texto e fiquei contente em conhecer este cartunista de que falas. Fiquei curioso para conhecer sua obra.

Lembrei-me de você um dia desses. Fiquei imaginando alguém um dia me perguntando sobre a música "Em mi menor", na qual eu critico a burguesia: "Então Salomão, quer dizer que você é um cara de esquerda?"E eu responderia: "Não, rapaz, isso é fruto de umas poucas leituras, algumas vivências e as conversas que eu tinha com um cara na época da faculdade, um cara chamado Homero... Varávamos madrugadas discutindo assuntos os mais diversos..."

E que seu blog traga sempre a ideologia de um mundo melhor. Abraço!

Unknown disse...

Mais uma coisa: rapaz, estive pensando na sua idéia de montar uma blogosfera alagoana e estou aqui pra te encorajar a fazer isso. Tenho visitado blogs excelentes daqui de maceió, e fico pensando que seria bom ter um blog que funcionasse como um catálogo de blogs. E nem precisaria ficar atualizando direto, só se vc quisesse.

Tipo, seria um catálogo mesmo dos blogs, um ponto de referência pras pessoas conhecerem a produção daqui. Um abraço!

Mário Júnior disse...

O quadrinho é legal. Mas tu és um pelego de carteirinha, Homerótico!

Mário Júnior disse...

\o/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.